"Às vezes eu lembro que uma maneira, ora outro... se eu vou ter um passado, prefiro que seja de múltipla escolha Ha! ha ha!".
A origem do príncipe palhaço do crime e um mistério. Existe varias, mas não sabemos qual e a real,ate o próprio coringa não sabe a própria origem, ele dizer se uma e depois fala de outra. O próprio coringa dizer em A piada mortal:
A versão mais aceita foi a contada na citada graphic novel "Batman: A Piada Mortal" de 1988, escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland. Nela, o futuro Príncipe Palhaço do Crime era um químico, que saiu do seu emprego na Fabricante de Cartas de Baralho, para realizar seu sonho de viver como Comediante Stand-up. No entanto, ele fracassa, o que o leva a uma situação financeira dramática pra ele e pra sua esposa Jeannie, grávida de seu filho. Desesperado, ele aceita trabalhar com dois assaltantes, auxiliando-os a invadir e roubar sua ex-empregadora. No entanto, em um único dia terrível, sua esposa morre junto com seu filho não nascido em um acidente doméstico. Ele então é ainda coagido a realizar o assalto já marcado, o qual, como já relatado, acaba em fracasso e mais uma tragédia sem volta para ele, ficando deformado irremediavelmente. Todas as tragédias acumuladas deste dia o transtornam e o enlouquecem drasticamente, transformando-o no Coringa, mas ao final da HQ essa versão é desmentida pelo próprio Coringa, que diz que se lembra de várias origens diferentes com certa frequência.
Intelecto genial
Alto conhecimento de artes, química, engenharia e genética
Conhecimento de combate corpo-a-corpo
Alta capacidade de improvisação
O Joker é basicamente um humano comum, sem nenhuma capacidade sobre-humana aparente. Embora consiga lutar consideravelmente bem quando necessário e apresente a resistência sobre-humana muitas vezes encontrada em pessoas insanas como ele, ao contrário do arqui-inimigo Batman, não é perito em técnicas de luta e nem mestre em qualquer arte marcial. Suas grandes armas não são físicas, mas intelectuais. O Coringa possui um conhecimento vastíssimo e muito aprofundado em diversas áreas da ciência, especialmente a química. Além disso, apesar de mentalmente desequilibrado, o vilão apresenta inteligência e estrategismo a nível genial. Além de ter grandes conhecimentos em química e outras ciências, ele possui uma grande quantia em dinheiro, produto acumulado de seus arrojados crimes. O Coringa é um mestre da improvisação, podendo achar meios para matar qualquer um, ou, ao menos atacar para livrar-se de inimigos e conseguir fugir, em praticamente qualquer situação. Seus novos objetivos e ataques são praticamente imprevisíveis, ora por serem construídos sobre grande lógica, ora por serem absurdos. Por isso tudo, mesmo sem nenhum poder sobre-humano, ele é uma ameaça perigosíssima a qualquer polícia, super-herói ou mesmo a uma equipe inteira, como a Liga da Justiça.