World of Warcraft (WoW) is a massively multiplayer online role-playing game
World of Warcraft era o MMORPG mais popular do mundo
Assim como em outros MMORPGs, os jogadores controlam um avatar de personagem dentro de um mundo de jogo na visão de terceira ou primeira pessoa , explorando a paisagem, lutando contra vários monstros, completando missões e interagindo com personagens que não são jogadores (NPCs) ou outros jogadores. Também semelhante a outros MMORPGs, o World of Warcraft exige que o jogador pague por uma assinatura usando um cartão de crédito ou débito, usando cartões de jogo pré-pagos da Blizzard ou usando um WoW Token comprado no jogo . Jogadores sem assinatura podem usar uma conta de teste que permite que o personagem chegue ao nível 20, mas tem muitos recursos bloqueados.
Para entrar no jogo, o jogador deve selecionar um servidor , referido no jogo como um domínio. Cada região atua como uma cópia individual do mundo do jogo e se enquadra em uma de duas categorias. Os tipos de regiões disponíveis são:
Normal - um reino de tipo regular, onde a jogabilidade é focada principalmente em derrotar monstros e completar missões , com lutas de jogador contra jogador e qualquer roleplay é opcional.
RP ( roleplay ) - que funciona da mesma maneira que um reino "Normal", mas se concentra nos jogadores que interpretam no personagem.
World of Warcraft contém uma variedade de mecanismos para jogar jogador contra jogador (PvP). Jogadores em servidores Player versus Environment (PvE) podem optar por "sinalizar" eles mesmos, tornando-se atacáveis por jogadores da facção oposta.
Dependendo do modo do reino, o combate PvP entre membros de facções opostas é possível em quase qualquer momento ou local no mundo do jogo - a única exceção são as zonas de partida, onde a "bandeira" do PvP deve ser ativada pelo jogador que deseja lute contra jogadores da facção oposta. Por outro lado, os servidores PvE (chamados de normais ou RP) permitem que um jogador escolha se deve ou não se envolver em combate contra outros jogadores. Nos dois tipos de servidores, há áreas especiais do mundo onde é permitido o combate livre para todos. Os campos de batalha, por exemplo, são semelhantes às masmorras: apenas um número definido de caracteres pode entrar em um único campo de batalha, mas cópias adicionais do campo de batalha podem ser feitas para acomodar jogadores adicionais
Cada campo de batalha tem um objetivo definido, como capturar uma bandeira ou derrotar um general oponente, que deve ser completado para vencer o campo de batalha. Competir em campos de batalha recompensa o personagem com fichas e pontos de honra que podem ser usados para comprar armaduras, armas e outros itens gerais que podem ajudar um jogador em muitas áreas do jogo. Ganhar um campo de batalha premia mais honra e fichas do que perder. Além disso, os jogadores também ganham honra quando eles ou colegas de equipe próximos matam jogadores em um campo de batalha.